domingo, 18 de agosto de 2013

COISAS DA VIDA...

          Familía grande, grana curta,não tínhamos quase nada. Papai trabalhava pesado para ganhar o pão.
Desconhecia o versículo bíblico que diz: "não vos preocupeis por vossa vida,pelo que comereis?Que bebereis?Com que vestiremos?Olhai as aves do céu,não semeiam,nem ceifam,nem recolhem aos celeiros e o vosso Pai celeste os alimentais.Não vale mais que as aves ? Olhai os lírios dos campos,não trabalham e não fiam.Entretanto,nem mesmo Salomão no auge de sua glória,jamais se vestiu com um deles."(Mateus 6,25-26).
         Então, comecei a refletir sobre a vida,no tempo de minha infância,não tínhamos muito,mas o necessário não faltava,viviámos da providência divina e não sabia.
Como não ganhava o suficiente para alimentar seus dez filhos,plantou as maravilhas de Deus e tudo foi multiplicado.
         No pequeno quintal ele plantou as árvores frutíferas,bem no centro existia um enorme abacateiro,fez uma horta,pés de chá e um pé de maracujá que dava uma linda flor e também construiu um galinheiro ,os bichinhos coitadinhos iam para a panela no jantar.
         As brincadeiras eram muito divertidas,subir em árvores,pique-pega,fazer panelinhas de barro e bonecos com pedaços de pau e lanternas de vagalumes.
Em frente de nossa casa,víamos uma linda paisagem,um maravilhoso campo de flores do cerrado tingidas de todas as cores.Como era bom ultrapassar aquela moldura,brincar com as flores e ir em busca do córrego que ficava depois da linha do trem.
         Papai levávamos para uma expedição,no caminho íamos catando tudo que víamos pelo chão,flores para os cabelos,sementes para fabricar as pulseiras,neste lindo cenário podíamos admirar as borboletas,os pássaros cantando. Nos  rastros dos homens os sinais de destruição o "lixo" que vinha dos luxo.Pregos ,parafusos ,brinquedos em bom estado que havia perdido o encanto paras as crianças minada.tudo em nossas mãos tornavam-se uteis. 
         Só não podíamos chegar perto do córrego barrento que engolia as crianças e de uma enorme flor vermelha que nasce no cerrado chamada "flor do capeta"que era uma tentação.
         O moço do caminhão do lixo,recolhia muitos brinquedos e dava-nos como presente.Um certo dia,ele cai do caminhão ,ficou prostrado no chão e nunca mais levantou-se.Foi muito triste,a vida é assim, uns chegam e outros vão.
        Ninguém adoecia,bebia a água da torneira,levava chinelada e andava de pés no chão.... Não tivemos tudo que queríamos ,mas o necessário não faltou,tínhamos alegria,os cuidados da família
Hoje é tudo tão diferente.É bom poder dar conforto,boa alimentação,educação aos nossos filhos,mais não podemos de deixar de dar uma família,um lar.
        É tanto abandono, briga,violência,drogas, corrupção,há tantos jovens sem referências...
Se mata por tudo e por nada,tiraram Deus das casa,das escolas,do trabalho e até do coração;pensam que podem ser deuses.Eu me pergunto onde colocaram Deus???Se o importante é SER,TER E PODER,tudo se resume no eu....eu...euuuuuuu!